Nas Drówia!

A polonesa Pravda, chamada a joia das vodkas, é uma imperdível exceção em meio aos grandes vinhos do portfólio da Expand.

Conta a história que desde que o rei Augusto III assinou um decreto que deu direito exclusivo à nobreza polonesa de destilar e vender vodka, os ensinamentos sobre a arte da bebida ficaram restritos a anciãos que comandavam as destilarias. Justamente um grupo de idosos foi o responsável pela descoberta de uma vodka especial, a Pravda, extremamente macia, pura e aromática. O ano era 1743, no sul da Polônia, nos Montes Cárpatos, aonde se chegou à conclusão de que a qualidade era determinada não apenas pela destilação do álcool, mas principalmente pela pureza da água.

A água que compõe a Pravda vem direto da fonte, não passa por tubulações, é levada à destilaria por caminhões tanques e se origina em uma parte da montanha onde não é permitida a entrada de pessoas. Depois é submetida a um processo de filtragem para que aromas indesejados sejam eliminados. Outro aspecto relevante é que a Pravda passa por um sistema único e patenteado de destilação em cinco etapas, o que a torna extremamente macia. Também os grãos de centeio doce vindos de Wielkopolska, dos quais a bebida é feita, elevam a qualidade e conferem sabor suave. Para se ter ideia, o preço do grão de centeio é dez vezes mais caro que os grãos comuns e rende apenas 1/3 do que os outros renderiam. Por isso, diz o produtor, fazer vodka de centeio custa 30 vezes mais.

Junte a essas particularidades cuidados como a dupla lavagem da garrafa (que se destaca pelo gargalo esguio com uma pedra roxa incrustada) e o fato de passar por um rigoroso padrão de qualidade atestado por oito provadores experientes e fica fácil entender por que essa bebida é chamada de joia das vodkas e reservada para momentos especiais. Com teor alcoólico de 40%, aconselha-se ingerir gelada e harmonizada com ingredientes fortes.

*Texto publicado na revista Expand News em maio de 2011.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s