A excelência da Malbec argentina

O cuidado irrepreensível com os vinhedos e a expressão do caráter do terroir são a marca da vinícola argentina Mendel.

O sucesso do produtor argentino Mendel está no nome do respeitado enólogo Roberto de la Mota, que costuma dizer que nasceu dentro de uma vinícola, já que seu pai, Raúl de la Mota, fez história na produção de vinhos do país. A crença na Malbec, uva francesa que se adaptou perfeitamente à Argentina, passou de pai para filho e fez com que Roberto realizasse o sonho de ter uma vinícola própria depois de trabalhar com grandes produtores. Assim nasceu a Mendel, localizada em Luján de Cuyo, em Mendoza, e os vinhos que traduzem as singularidades do terroir da região.

O clima é desértico e continental, com estações bem marcadas durante o ano. As chuvas escassas obrigam a irrigação, fator determinante para a excelência da produção, pois garante o controle da filoxera em vinhedos pie franco (sem enxertos) e possibilita o efeito desejado de amadurecimento da uva. Os vinhedos de Malbec têm 80 anos e estão entre 900 e 1.100 metros de altitude.

Vinhos Mendel

A combinação de vinhedos antigos, pessoas experientes e o trabalho cuidadoso originam pontuados exemplares. Entre os vinhos desse produtor que a Expand traz ao Brasil estão: Mendel Malbec 2008, com taninos maduros e aveludados, de paladar elegante e concentrado, e que representa a expressão máxima dessa variedade em terras argentinas; Mendel Unus 2007, corte de Cabernet Sauvignon e Malbec, possui taninos maduros e complexos, é equilibrado e elegante; Mendel Finca Remota 2007, estruturado, com taninos suaves, fácil de beber e com final persistente, produzido com as Malbec do vinhedo de Altamira, com mais de 60 anos; e Lunta 2008, de cor vermelho intenso e corpo médio, com aroma predominante de frutas vermelhas maduras, taninos suaves e final persistente. Todos os vinhos harmonizam com carne vermelha assada e massas com molhos condimentados.

*Publicada na revista Expand News de fevereiro de 2011.

Deixe um comentário